CCM reforça aposta em fraldas adultas com investimento em tecnologia
Fabricante investe em tecnologia e expansão para ampliar sua atuação no segmento adulto e fortalecer presença no mercado nacional e internacional

A fabricante mineira de fraldas CCM, responsável pela marca Hipopó, está intensificando sua atuação no segmento de fraldas adultas. Com um investimento de R$ 140 milhões, a empresa expandiu sua fábrica em Uberaba (MG) e importou duas máquinas japonesas, que, quando plenamente operacionais, devem aumentar a oferta nacional de fraldas em 10% no segmento infantil e 15% no adulto.
O mercado de fraldas no Brasil é promissor, especialmente o adulto. Dados da Euromonitor indicam que, em 2024, foram produzidas mais de 11 bilhões de unidades de fraldas no país. Nos próximos quatro anos, a expectativa é de um crescimento de 3,8% nas fraldas infantis e um salto de 102% nas adultas. Esse cenário está em sintonia com o envelhecimento populacional brasileiro. Segundo o Censo do IBGE, o Brasil tem hoje 32,1 milhões de pessoas acima de 60 anos, e a tendência é que essa faixa etária se torne maioria até 2042.
A CCM é parte do Grupo Mafra, do empresário Carlos Mafra, que possui forte atuação no setor agropecuário. A distribuidora de medicamentos que deu origem à holding Viveo, listada na bolsa em 2021, teve participação reduzida por Mafra, que decidiu concentrar esforços na CCM. Atualmente, 60% da produção da CCM é dedicada a fraldas infantis, enquanto 40% se referem a fraldas adultas.
A linha de roupas íntimas descartáveis da empresa, que inclui os modelos Wellness e Confort, tem registrado crescimento acelerado. As chamadas pants, fraldas em formato de calcinhas ou cuecas, são mais práticas e discretas, o que as torna populares entre pessoas a partir dos 50 anos. Segundo o CEO da CCM, Rodrigo Zerbini, o uso de roupas íntimas descartáveis ainda enfrenta barreiras culturais no Brasil, mas a aceitação vem crescendo. Nos EUA, onde o uso é mais difundido, existem modelos customizados, com apelo estético e funcional.
As máquinas japonesas importadas pela CCM são especializadas na fabricação de fraldas tipo pants e possuem capacidade para produzir até 30 milhões de unidades infantis e 9 milhões de unidades adultas por mês. Com essa tecnologia, a empresa pretende aumentar sua participação em um mercado liderado por multinacionais como Kimberly-Clark e Essity, que produzem localmente marcas como Huggies e Plenitud, e Tena, consequentemente.
A empresa encerrou 2024 com um faturamento de R$ 750 milhões e espera alcançar R$ 1 bilhão em 2025, impulsionada pelas novas máquinas. Além de suas marcas próprias, a CCM também fabrica fraldas para grandes redes de farmácias, como DPSP e RD Saúde. Mais de 50% do faturamento da empresa vem das vendas em farmácias e supermercados, enquanto 15% são provenientes de contratos com hospitais e clínicas, como Sírio-Libanês, Einstein, Beneficência Portuguesa e Amil.
Outro pilar estratégico da CCM é a expansão internacional. Atualmente, as exportações representam 10% do faturamento, com clientes na Argentina, Uruguai e Paraguai, além de negociações avançadas com Bolívia e Colômbia. As novas máquinas devem acelerar essas exportações e ajudar a mitigar os impactos das variações cambiais previstas para 2025. Com metade dos insumos dolarizados, a CCM planeja reajustar preços no início do ano, para compensar a alta do dólar.
O investimento em tecnologia japonesa foi financiado pela Finep, com juros de 4,5% ao ano. O primeiro equipamento já está em operação, e o segundo está em fase de montagem. A empresa projeta que atingirá 80% da capacidade das novas máquinas em breve e já considera adquirir mais equipamentos até 2026, reforçando sua aposta em um mercado que cresce em sintonia com o envelhecimento da população brasileira.