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Essity anuncia mudanças organizacionais e programa de redução de custos para impulsionar crescimento

Medidas incluem descentralização da tomada de decisão por categoria de produto e economia anual estimada em 1 bilhão de coroas suecas até 2026

A Essity anunciou um conjunto de medidas estratégicas para criar condições mais favoráveis ao crescimento rentável da companhia. A iniciativa combina uma reorganização da estrutura corporativa, com maior descentralização da tomada de decisão, e um programa de redução de custos que deve gerar economias anuais de cerca de 1 bilhão de coroas suecas, com efeito total projetado para o final de 2026.

Segundo Ulrika Kolsrud, presidente e CEO da Essity, o objetivo é acelerar a taxa de crescimento da empresa e alcançar metas de forma mais rápida.

A reorganização divide a companhia em quatro áreas de negócio: Health & Medical, Personal Care, Consumer Tissue e Professional Hygiene. Cada área terá responsabilidade completa sobre inovação, produção, marketing e vendas, integrando também as unidades globais de Marketing & Inovação e Cadeia de Suprimentos.

A atual área de Bens de Consumo será desmembrada em Personal Care e Consumer Tissue, reforçando o foco estratégico nas categorias de maior potencial de crescimento rentável.

As nomeações para a nova estrutura incluem:

  • Tuomas Yrjölä como presidente de Personal Care;
  • Volker Zöller como presidente de Consumer Tissue;
  • Anand Chandarana como presidente de Health & Medical;
  • Pablo Fuentes como presidente de Professional Hygiene.

As mudanças passam a vigorar a partir de 1º de janeiro de 2026, e os impactos serão refletidos nos relatórios financeiros a partir do primeiro trimestre de 2026.

PROGRAMA DE REDUÇÃO DE CUSTOS

O programa de corte de despesas se concentra em vendas e custos administrativos, sem incluir investimentos em marketing (A&P). Parte das economias, estimadas em 1 bilhão de coroas suecas anuais, será originada diretamente da reorganização e reinvestida no crescimento de volumes rentáveis.

A Essity mantém, paralelamente, o objetivo de economias contínuas de COGS (custos de produtos vendidos) entre 0,5 e 1 bilhão de coroas suecas por ano. Os custos relacionados à reestruturação, principalmente com ajustes de pessoal, serão reportados no quarto trimestre de 2025.

Fonte
Essity
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