NotíciasPersonal Care no Brasil

Dia da Incontinência Urinária reforça importância da conscientização sobre a condição

Pesquisa aponta que cerca de 10 milhões de brasileiros apresentam algum grau de incontinência urinária, sendo a maioria composta por mulheres

A incontinência urinária, problema que ainda enfrenta estigmas e desinformação, afeta cerca de 10 milhões de brasileiros, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). A condição está presente em 45% das mulheres e 15% dos homens acima dos 40 anos, sendo que menos da metade dos homens com esse problema já procurou tratamento, conforme aponta um estudo da TENA, marca da Essity especializada em produtos para incontinência urinária. 

Os sintomas variam em intensidade e frequência, mas, em muitos casos, os escapes ocorrem de forma inesperada durante atividades diárias simples, como tossir, espirrar ou levantar-se. A pesquisa ainda revelou que 68% dos homens afetados relatam impacto significativo na rotina, comprometendo a autoconfiança e o bem-estar. Diante da falta de informação, soluções improvisadas acabam sendo adotadas: 41% já usaram papel higiênico como absorvente, 23% optaram por vestir duas cuecas ao mesmo tempo e 20% recorreram a absorventes femininos. 

A enfermeira consultora da marca TENA e doutora em Ciências da Saúde pela Unifesp, Maria Alice Lelis, ressaltou a importância de um acompanhamento adequado. “Essa condição tem impacto direto na qualidade de vida, por isso, é essencial que se busque orientação especializada para o melhor tratamento em cada caso, e para escolher os produtos adequados, dependendo do nível de perda urinária”, explicou. 

Para perdas leves ou moderadas, absorventes específicos podem ser uma opção. Já as roupas íntimas descartáveis (pants) são indicadas para quem tem incontinência moderada ou severa, proporcionando maior conforto e discrição. Pessoas com mobilidade reduzida, por sua vez, podem se beneficiar do uso de fraldas.  

CONSCIENTIZAÇÃO E COMBATE AO ESTIGMA 

O Dia Nacional da Incontinência Urinária, celebrado em 14 de março, e a Semana Nacional para Prevenção e Tratamento da Incontinência Urinária, que ocorre de 14 a 21 de março, foram instituídos para informar a população sobre os sintomas, diagnóstico e opções de tratamento. A iniciativa também visa reduzir o estigma, incentivando o debate sobre o tema. 

A condição se manifesta de diferentes formas. A incontinência de esforço ocorre durante atividades físicas que aumentam a pressão abdominal, como ao rir, tossir ou carregar peso. Já a de urgência se caracteriza por uma vontade repentina de urinar, levando a escapes involuntários. A incontinência mista combina ambos os sintomas. 

“A marca TENA oferece produtos desenvolvidos especificamente para a incontinência urinária, com alta capacidade de absorção e controle de odor, permitindo maior liberdade e conforto aos pacientes, com adaptações para a anatomia masculina e feminina”, afirmou a enfermeira. 

Fonte
PR Newswire
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo