Essity alcança lucro recorde em 2024
Empresa reportou vendas líquidas de 146 bilhões de coroas suecas e reforçou metas financeiras

A Essity registrou vendas líquidas de 146 bilhões de coroas suecas em 2024, com lucro recorde de 20,3 bilhões de coroas suecas, equivalente a uma margem de 14%. O desempenho foi impulsionado por maiores volumes, melhor mix de produtos e redução no custo dos bens vendidos.
“A Essity está em melhor forma do que nunca e, com base na plataforma lucrativa que criamos ao longo de vários anos de trabalho em melhorias estruturais, lançamos metas financeiras novas e mais ambiciosas durante o ano. Também lançamos um programa de recompra de ações. Nossos esforços para acelerar o crescimento lucrativo produziram resultados, e crescemos fortemente durante o ano em várias de nossas categorias mais lucrativas e ganhamos participação no mercado. As vendas do ano totalizaram 146 bilhões de coroas suecas e o lucro atingiu o nível mais alto de todos os tempos, com 20,3 bilhões de coroas suecas”, afirmou o presidente e CEO, Magnus Groth, em sua mensagem ao CEO.
A empresa estabeleceu novas metas financeiras, com crescimento orgânico anual das vendas superior a 3% e margem EBITA acima de 15%. Além disso, iniciou um programa de recompra de ações Classe B no valor de 3 bilhões de coroas suecas, que se estenderá até a Assembleia Geral de 2025.
A Essity reforçou seu compromisso com a sustentabilidade, com a meta de atingir emissões líquidas zero de gases de efeito estufa até 2050 validada pela Science Based Targets. As metas de curto prazo incluem redução de 35% das emissões nos Escopos 1 e 2 até 2030, além de atualização da meta do Escopo 3 para a mesma taxa de redução no período.
No campo da inovação, a empresa lançou o sistema de papel higiênico Tork Optiserve Coreless, aprimorou os produtos TENA Proskin Pants e as fraldas Libero e melhorou os curativos Cutimed Sorbion. A Essity também finalizou a venda de sua participação de 51,59% na empresa asiática Vinda, totalizando cerca de 19 bilhões de coroas suecas, reforçando seu portfólio para produtos de maior margem e menor volatilidade.
Em 2024, a empresa foi reconhecida por suas iniciativas de sustentabilidade, sendo nomeada uma das 100 empresas mais sustentáveis do mundo pela Corporate Knights e incluída no Sustainability Yearbook 2025 da S&P Global. Além disso, firmou parceria com o Fórum Econômico Mundial para promover a saúde menstrual globalmente.
RESULTADOS FINANCEIROS
As vendas líquidas da Essity totalizaram 145,5 bilhões de coroas suecas, com distribuição por área de negócios da seguinte forma: Saúde e Medicina (20%), Bens de Consumo (54%) e Higiene Profissional (26%). Por categoria, os destaques foram Consumer Tissue (32%), Higiene Profissional (26%) e Produtos para Incontinência no varejo (8%) e na área de saúde (12%).
Regionalmente, a Europa representou 60% das vendas, seguida por América do Norte e América Latina (ambas com 17%) e Ásia (2%). O EBITA excluindo itens não recorrentes foi de 20,3 bilhões de coroas suecas, com fluxo de caixa operacional de 17,2 bilhões de coroas suecas. O crescimento orgânico das vendas foi de 0,2%, enquanto a margem EBITA atingiu 14,0% e o ROCE, 17,6%.
“Nossos esforços para acelerar o crescimento lucrativo produziram resultados, e nós crescemos fortemente durante o ano em várias de nossas categorias mais lucrativas e ganhamos participação no mercado. O lucro do ano inteiro foi o maior de todos os tempos para a Essity”, pontuou Groth.
Confira o relatório anual da Essity na íntegra: https://mb.cision.com/Main/15798/4113155/3294541.pdf