Farmácias de Gravataí (RS) passam a distribuir fraldas geriátricas pelo Programa Farmácia Popular
Medida amplia o acesso gratuito ao item para idosos e pessoas com deficiência

Idosos e pessoas com deficiência em Gravataí, Rio Grande do Sul, passaram a contar com mais opções para a retirada gratuita de fraldas geriátricas. Cerca de 45 farmácias credenciadas ao Programa Farmácia Popular do Brasil (PFPB) agora disponibilizam o item para quem tem indicação médica, ampliando o acesso ao benefício, que antes era restrito à Farmácia Municipal. A medida atende idosos a partir de 60 anos e pessoas com deficiência, mediante apresentação da documentação exigida.
Para garantir o benefício, é preciso comparecer a uma farmácia credenciada e apresentar:
- Documento de identidade com foto e CPF;
- Receita médica contendo a prescrição do tamanho e quantidade de fraldas, com limite de até 120 unidades por mês. O documento pode ser emitido tanto pelo SUS quanto por médicos particulares e tem validade de 180 dias;
- Para pessoas com deficiência menores de 60 anos, é necessário um laudo ou atestado médico que comprove a necessidade do uso das fraldas, incluindo o código da Classificação Internacional de Doenças (CID).
Pacientes acamados ou impossibilitados de comparecer pessoalmente podem ter as fraldas retiradas por um representante legal ou procurador, que deverá apresentar:
- Documento do beneficiário, como certidão de nascimento ou RG, no caso de menores de idade;
- Documento de identidade com foto e CPF do representante legal.
A descentralização da distribuição permite que mais pessoas tenham acesso ao benefício de forma prática e acessível, garantindo mais comodidade aos usuários do programa.