Brasil se consolida como mercado estratégico para a Essity com crescimento de 40% em 2024
A empresa global de higiene e saúde destacou a importância do Brasil em sua estratégia de expansão, impulsionada pela inovação e sustentabilidade

A Essity, multinacional do setor de higiene e saúde, divulgou seu Relatório Financeiro de 2024, no qual reportou vendas globais de 146 bilhões de coroas suecas (aproximadamente US$ 14 bilhões). A América Latina representou 17% desse montante, evidenciando-se como uma região estratégica para a empresa, devido ao seu mercado de 105 bilhões de coroas suecas (aproximadamente US$ 10 bilhões) e crescimento esperado de 2% a 3% ao ano. A companhia pretende superar essa média anualmente.
O Brasil tem papel fundamental nesse cenário, sendo o quarto país em volume de vendas da empresa na América Latina. Em 2024, a Essity registrou no país um faturamento de 1.457 milhões de coroas suecas (US$ 137 milhões), representando um crescimento de 40% em relação a 2022. Entre os fatores que impulsionam essa expansão estão o aumento da produção local e a diversificação dos canais de venda.
De acordo com André Aguiar, diretor de Bens de Consumo do cluster Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai na Essity, “2024 foi um ano-chave para nós no setor de consumo massivo. Primeiramente, aumentamos a produção local de produtos da marca TENA, número 1 mundial em produtos para incontinência urinária adulta, o que foi possível graças a um investimento tecnológico na nossa planta localizada em Jarinu (SP). Também diversificamos os canais de venda de nossos produtos de higiene menstrual, com a marca Libresse, que chegou às lojas físicas. Nossa aposta é continuar crescendo aceleradamente no Brasil, pois vemos grandes oportunidades para expandir ainda mais”.
A empresa se destaca em diversas categorias no país, como produtos para incontinência urinária, com a marca TENA na liderança, além de cuidados femininos com Libresse, higiene profissional com Tork e soluções médicas por meio das marcas Leukoplast, Cutimed, JOBST e Actimove.
A inovação sustentável é um dos pilares da estratégia de crescimento da Essity. A empresa estabeleceu a meta de que 50% de suas inovações resultem em melhorias ambientais e sociais, superando esse objetivo ao alcançar 87% em 2024. A incorporação de novas tecnologias, especialmente na linha de incontinência, reforçou esse compromisso ao oferecer mais bem-estar aos consumidores e minimizar o impacto da urina na pele.
“Na Essity Brasil, estamos respondendo às tendências do mercado: atingindo todos os grupos geracionais, promovendo o autocuidado com nossas soluções e serviços, incluindo ferramentas digitais que agilizam nossos processos e ampliando nosso portfólio para soluções mais sustentáveis, ao mesmo tempo em que nossas operações reduzem o impacto ambiental”, concluiu Aguiar.
A divisão de Higiene Profissional também tem apresentado forte crescimento. Com a marca Tork, a empresa oferece soluções que otimizam o consumo, economizam tempo e reduzem esforços, fornecendo higiene de alto padrão para diversos ambientes, como banheiros, cozinhas, áreas comuns e setores industriais.