A Kimberly-Clark anunciou a ampliação de seu compromisso global com a saúde menstrual e materna por meio de uma nova estratégia da Fundação Kimberly-Clark, que terá foco em dois eixos principais: cuidados menstruais e cuidados materno-infantis. Com investimento de US$ 28,7 milhões e duração de três anos, a iniciativa deverá beneficiar mais de 24 milhões de mulheres e meninas em países como Brasil, Peru, China, Índia, Indonésia, Vietnã e Estados Unidos.
A nova estratégia reflete a visão da empresa de oferecer acesso igualitário a cuidados essenciais e fortalecer comunidades por meio da educação e da saúde. As ações contemplam desde programas de educação menstrual e combate a estigmas, até assistência perinatal, cuidados com recém-nascidos e saúde mental materna.
Segundo a empresa, o objetivo é integrar os diferentes estágios da jornada feminina — da adolescência à maternidade — em uma abordagem contínua de cuidado e dignidade.
“Nossa visão é a de um mundo onde mulheres e meninas em todos os lugares possam ter acesso igualitário aos cuidados básicos de que precisam para prosperar”, afirmou Mike Hsu, CEO da Kimberly-Clark e presidente da Fundação Kimberly-Clark. “Agora, nosso objetivo é acelerar nosso impacto, porque sabemos que o melhor não pode esperar”.
PARCERIAS ESTRATÉGICAS PARA AMPLIAR O IMPACTO
Entre as alianças estão quatro organizações de alcance internacional:
- Baby2Baby: responsável por distribuir kits de saúde materna e neonatal nos Estados Unidos, em parceria com o Departamento de Saúde e Serviços Humanos do país;
- Plan International: atua em países como Brasil, Peru, China e EUA, promovendo educação menstrual, acesso a produtos e infraestrutura adequada em escolas e comunidades;
- Project HOPE: desenvolve programas voltados à educação menstrual, cuidados maternos respeitosos e apoio à saúde mental em China e Indonésia;
- UNICEF: parceira de longa data, com nova fase voltada a educação menstrual e assistência materna em Brasil, Índia, Indonésia, Peru e Vietnã.
Essas iniciativas combinadas buscam fortalecer sistemas de saúde locais e garantir acesso contínuo a produtos, informação e apoio psicológico para mulheres em situação de vulnerabilidade.
COMPROMISSO ALINHADO À ESTRATÉGIA GLOBAL
De acordo com Russ Torres, presidente e COO da Kimberly-Clark, o novo direcionamento reforça o propósito da companhia de promover “Better Care for a Better World”. “Essas parcerias estratégicas nos permitem ampliar ainda mais esse valor, à medida que trabalhamos para garantir que mulheres e meninas em todo o mundo recebam o apoio essencial que merecem”, declarou.
A nova fase da Fundação Kimberly-Clark está alinhada à estratégia corporativa Powering Care, que integra metas sociais e ambientais à operação global da companhia. O movimento também contribui para o objetivo da empresa de impactar positivamente 1 bilhão de vidas até 2030.










