TENA apoia o Junho Violeta com curso gratuito para cuidadores e ação de conscientização em São Paulo
Iniciativa da marca visa combater a violência contra a pessoa idosa e reforçar a importância da qualificação de cuidadores
A TENA, marca número 1 em produtos para incontinência urinária adulta e parte do portfólio da Essity, líder global em higiene e saúde, reforça seu compromisso com o bem-estar das pessoas ao apoiar a campanha Junho Violeta, da Organização das Nações Unidas (ONU). A iniciativa tem como foco a conscientização e o combate à violência contra a pessoa idosa.
Como parte das ações, a empresa disponibiliza gratuitamente o curso on-line “Cuidado e Conforto com TENA”, direcionado a familiares e cuidadores profissionais. O conteúdo aborda temas essenciais para o cuidado de pessoas com diferentes níveis de dependência, incluindo idosos, pessoas com deficiência física ou intelectual e pacientes com limitações neurológicas ou de mobilidade. Os módulos em vídeo apresentam orientações práticas sobre higiene, conforto, prevenção de lesões e acolhimento físico e emocional.
“O cuidado com a pessoa idosa vai muito além de garantir alimentação e medicamentos em dia. Muitas vezes, a violência ocorre de forma silenciosa, como o abandono ou a violência psicológica. O curso gratuito de TENA oferece informação acessível e prática para que cuidadores se sintam mais preparados e, assim, ajudem a prevenir essas situações”, destacou Patrícia Fera, enfermeira, doutora em Ciências da Saúde – Urologia pela Unifesp e consultora da marca TENA.
CRESCIMENTO DAS DENÚNCIAS REFORÇA URGÊNCIA DO TEMA
Dados recentes reforçam a importância de iniciativas como essa. De acordo com o Censo 2022 do IBGE, o Brasil conta com 32,1 milhões de pessoas com 60 anos ou mais, representando 15,8% da população. Apenas no primeiro semestre de 2024, o Disque 100 registrou mais de 74 mil denúncias de violência contra idosos, um aumento de 14% em comparação ao mesmo período de 2023.
Entre 2020 e 2023, mais de 408 mil casos foram denunciados, com destaque para negligência, violência psicológica e abandono, segundo levantamento da Universidade Federal Fluminense (UFF).
Para o médico geriatra Milton Crenitte, diretor técnico do Centro Internacional de Longevidade Brasil, é fundamental ampliar a conscientização sobre as diferentes formas de violência contra idosos. “A agressão física é apenas uma das manifestações. A negligência — como deixar de oferecer cuidados adequados, ignorar necessidades básicas ou isolar o idoso — é uma das formas mais comuns e menos percebidas. Campanhas como o Junho Violeta e iniciativas educativas como este curso ajudam a mudar essa realidade”, afirmou o especialista.
MOBILIZAÇÃO NA AVENIDA PAULISTA
Além da oferta do curso, a TENA realizou uma ação simbólica de conscientização no dia 13 de junho, na Avenida Paulista, em São Paulo. Um casal de promotores com mais de 60 anos distribuiu mais de mil folhetos em formato de violeta, com mensagens sobre os diversos tipos de violência que afetam a pessoa idosa: física, psicológica, institucional, patrimonial, sexual, abuso financeiro, discriminação, negligência e abandono.
A ação também destacou os canais de denúncia, como o Disque 100, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, e o número 190, da Polícia Militar, para situações de risco iminente. Além disso, a população foi orientada a buscar apoio nas unidades de saúde municipais.
Durante todo o mês, a TENA também reforça a campanha em suas redes sociais, com conteúdos educativos e o apoio da embaixadora da marca, a apresentadora Ana Maria Braga.
Com essas iniciativas, a TENA reafirma seu compromisso com o envelhecimento saudável, digno e livre de violência, além de fortalecer o apoio a quem cuida. O curso está disponível gratuitamente no site: www.tena.com.br/curso-cuidadores.










